Os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem e a quebra de barreiras ao ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5219Palavras-chave:
desenho universal para a aprendizagem, ensino de química, barreiras.Resumo
O ensino de Química pode apresentar muitas barreiras e desafios para estudantes com deficiência, especialmente devido à abstração dos conceitos e à experimentação. No entanto, acreditamos que o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) pode tornar esse ensino mais acessível. Neste estudo, investigamos como a aplicação dos princípios do DUA no ensino de Química pode eliminar essas barreiras e melhorar o processo de ensino e aprendizagem para todos os estudantes. A pesquisa foi realizada com uma turma do 1º ano do ensino médio, na qual 3 estudantes com deficiência estavam incluídos, utilizando uma unidade didática multiestratégica que respeitou a diversidade dos estudantes. Os resultados mostraram que os estudantes se sentiram ativos e protagonistas no processo de aprendizagem, e que as barreiras identificadas por 10 professores participantes da pesquisa foram eliminadas com a aplicação dos princípios do DUA. A implementação de estratégias diversificadas, como o uso de recursos visuais, atividades práticas adaptadas e a identificação de estilos de aprendizagem, facilitou a compreensão dos conteúdos por parte dos estudantes com deficiência e promoveu um ambiente inclusivo para todos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .