Complexidades do ensino de Arte na Pedagogia

a dupla polivalência na formação de professores generalistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5222

Palavras-chave:

ensino de arte, dupla polivalência , formação inicial em pedagogia.

Resumo

O presente artigo, fruto de um recorte de nossa tese de doutorado, apresenta uma discussão sobre as complexidades do trabalho com Arte na formação inicial em Pedagogia. Com base no histórico e nos documentos oficiais sobre o ensino de Arte no Brasil, este estudo apresenta e problematiza o termo dupla polivalência. Esse termo refere-se inicialmente à habilidade do pedagogo em gerenciar vários componentes curriculares. Adicionalmente, o componente curricular Arte, engloba a capacidade de integrar quatro linguagens artísticas – artes visuais, dança, música e teatro – conforme estabelecido nos documentos oficiais. O ensino de Arte desenvolvido de maneira polivalente pode acontecer sem aprofundamento em cada linguagem artística, pois há poucas condições para trabalhá-las com qualidade. Isso acontece devido ao excesso de conteúdos em Arte e outros componentes curriculares a serem trabalhados pelo pedagogo. Portanto, dadas as condições nos cursos de Pedagogia e nas escolas de séries iniciais, contemplar as quatro linguagens artísticas evidencia o que é possível ser feito. Abordar conceitos, conteúdos e metodologias de cada linguagem artística demanda maior atenção em seus processos formativos, em especial à formação e atuação de professores das séries iniciais de escolarização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Massuel dos Reis Bernardi, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui licenciatura em Dança/UFRJ, graduando em Pedagogia/UERJ. Especialista em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação/IFRJ. Mestre em Artes/UFU. Doutor em Educação/PUC-Rio. Atualmente, é docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Fluminense (IFF).

Publicado

2024-09-26

Como Citar

BERNARDI, Massuel dos Reis. Complexidades do ensino de Arte na Pedagogia: a dupla polivalência na formação de professores generalistas. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024043, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5222. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5222. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Secção

Artigos de Demanda