Complexidades do ensino de Arte na Pedagogia
a dupla polivalência na formação de professores generalistas
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5222Palavras-chave:
ensino de arte, dupla polivalência , formação inicial em pedagogia.Resumo
O presente artigo, fruto de um recorte de nossa tese de doutorado, apresenta uma discussão sobre as complexidades do trabalho com Arte na formação inicial em Pedagogia. Com base no histórico e nos documentos oficiais sobre o ensino de Arte no Brasil, este estudo apresenta e problematiza o termo dupla polivalência. Esse termo refere-se inicialmente à habilidade do pedagogo em gerenciar vários componentes curriculares. Adicionalmente, o componente curricular Arte, engloba a capacidade de integrar quatro linguagens artísticas – artes visuais, dança, música e teatro – conforme estabelecido nos documentos oficiais. O ensino de Arte desenvolvido de maneira polivalente pode acontecer sem aprofundamento em cada linguagem artística, pois há poucas condições para trabalhá-las com qualidade. Isso acontece devido ao excesso de conteúdos em Arte e outros componentes curriculares a serem trabalhados pelo pedagogo. Portanto, dadas as condições nos cursos de Pedagogia e nas escolas de séries iniciais, contemplar as quatro linguagens artísticas evidencia o que é possível ser feito. Abordar conceitos, conteúdos e metodologias de cada linguagem artística demanda maior atenção em seus processos formativos, em especial à formação e atuação de professores das séries iniciais de escolarização.
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