USO DE FERRAMENTAS VIRTUAIS PELA TERCEIRA IDADE: NOVAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO
Resumo
O presente artigo propõe-se a analisar as práticas de letramento que adultos idosos evidenciam ao se apropriar de ferramentas virtuais no ciberespaço. Existe na atualidade um interesse crescente de adultos idosos por participação no ciberespaço em parte pela pressão social em se manter atualizado, mas também como forma de aproximação da família e amigos de gerações mais novas. Como conseqüência disto, há um maior envolvimento em novas práticas culturais. Estudar como acontece este processo é o foco da presente investigação que utiliza como metodologia uma netnografia blended numa comunidade virtual. Os dados coletados apresentam na referida comunidade indícios de novas práticas culturais dos participantes, como letramento informacional, digital, entre outros, mostrando "novas linguagens" de um público que não contempla no seu cotidiano tais "linguagens", apresentando um desafio quando se deseja promover a inclusão dos sujeitos idosos perante atual contexto tecnológico.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .