A Reforma do ensino médio, de Giovanni Gentile, e o estado facista

Autores

  • Jefferson Carriello do Carmo

Resumo

O texto pretende fazer uma análise da reforma educacional de Giovanni Gentile compreendida como um complexo de decretos-leis e de normas que visam a contribuir para a efetivação do Estado fascista. Mostra que o conteúdo dos decretos e leis aponta para a autoridade de escola, com vistas à disciplina e à obediência, visando à submissão ao Estado. Essa análise ainda destaca a relação de reforma com a corrente filosófica idealista, como peça mestra da doutrina fascista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Carriello do Carmo

Professor do Centro de Ciências Humanas da Universidade de Sorocaba - Uniso. Doutorando em Ciências Sociais Aplicadas à Educação, na Universidade de Campinas - Unicamp.

Downloads

Como Citar

CARMO, Jefferson Carriello do. A Reforma do ensino médio, de Giovanni Gentile, e o estado facista. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 3, n. 1, 2001. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/1423. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos