A Reforma do ensino médio, de Giovanni Gentile, e o estado facista

Autores

  • Jefferson Carriello do Carmo

Resumo

O texto pretende fazer uma análise da reforma educacional de Giovanni Gentile compreendida como um complexo de decretos-leis e de normas que visam a contribuir para a efetivação do Estado fascista. Mostra que o conteúdo dos decretos e leis aponta para a autoridade de escola, com vistas à disciplina e à obediência, visando à submissão ao Estado. Essa análise ainda destaca a relação de reforma com a corrente filosófica idealista, como peça mestra da doutrina fascista.

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Biografia Autor

Jefferson Carriello do Carmo

Professor do Centro de Ciências Humanas da Universidade de Sorocaba - Uniso. Doutorando em Ciências Sociais Aplicadas à Educação, na Universidade de Campinas - Unicamp.

Como Citar

CARMO, Jefferson Carriello do. A Reforma do ensino médio, de Giovanni Gentile, e o estado facista. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 3, n. 1, 2001. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/1423. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Secção

Estudos