A Reforma do ensino médio, de Giovanni Gentile, e o estado facista
Resumen
O texto pretende fazer uma análise da reforma educacional de Giovanni Gentile compreendida como um complexo de decretos-leis e de normas que visam a contribuir para a efetivação do Estado fascista. Mostra que o conteúdo dos decretos e leis aponta para a autoridade de escola, com vistas à disciplina e à obediência, visando à submissão ao Estado. Essa análise ainda destaca a relação de reforma com a corrente filosófica idealista, como peça mestra da doutrina fascista.Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .