A busca pelo caminho do amar
o SER e o FAZER na docência
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id3939Palavras-chave:
Humberto Maturana, adoecimento docente, trabalho docente.Resumo
Nosso objetivo com esse texto é convidar a uma reflexão sobre o adoecimento laboral, buscando alternativas a partir das proposições científicas e epistemológicas de Humberto Maturana e Ximena Dávila. Propomos que o nosso trabalho se afaste do seu sentido etimológico: tripalium, instrumento de tortura, que causa dor e sofrimento. Apresentamos a ideia do viver e conviver pelos Caminhos do Amar, ou seja: escutar, tocar e sentir com amor e generosidade em cada ser que passa por nós. Escutar o outro e se escutar é o primeiro passo para a realização de um trabalho colaborativo e cooperativo, percebendo a própria legitimidade e a legitimidade do outro, vivendo e convivendo sem tantas expectativas e valorizando o viver presente. Com isso estaremos construindo relações de trabalho baseadas no respeito mútuo para uma convivência no bem estar.
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