Participação estudantil e pertencimento escolar
caminho para o fortalecimento da escola pública
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4031Palavras-chave:
participação estudantil, pertencimento escolar , projetos transdisciplinares.Resumo
Este artigo descreve e analisa a participação de estudantes do Ensino Médio em projetos transdisciplinares, problematizando-a a partir do sentimento de pertença pela escola, evidenciado no estudo. A pesquisa, de cunho qualitativo e apoiada em uma perspectiva transdisciplinar, incluiu estudo bibliográfico e realização de entrevistas narrativas com estudantes de Ensino Médio que já haviam participado de projetos transdisciplinares em uma escola pública da Rede Estadual de Ensino, em um município do sul do país. Os resultados indicam que a participação estudantil aumenta o sentimento de pertença pela escola, o que, por sua vez, deixa o ambiente escolar mais acolhedor e motivador para os estudantes, o que tende a torná-los mais comprometidos com os seus resultados de aprendizagem e mais zelosos com a Instituição.
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