Mobilização escolar familiar em meios populares
o (des)interesse como mito
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4088Palavras-chave:
famílias mobilizadas, meios populares, formação escolar.Resumo
O objetivo deste trabalho é refletir sobre mobilização de famílias populares na formação escolar de seus filhos. A mobilização familiar é um tema ainda muito instigante nas ciências da educação. Normalmente, no senso comum, pretende-se condenar as famílias de camadas populares quanto às suas responsabilidades para com a educação dos filhos. Seguimos procurando respostas para as seguintes perguntas: 1) Famílias populares não se interessariam, não se mobilizariam, pelos estudos dos filhos? 2) Quais seriam as razões? Seria por estarem atarefadas com o trabalho diário ou por terem pouco grau de escolaridade? A abordagem metodológica baseou-se na pesquisa de campo em um estudo da microssociologia da educação. Os resultados apontam no sentido de buscar através de pesquisas uma possível solução para a problemática centrada em argumentos da capacidade das famílias populares se interessarem pelos estudos de seus filhos.
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