Mobilização escolar familiar em meios populares

o (des)interesse como mito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4088

Palavras-chave:

famílias mobilizadas, meios populares, formação escolar.

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir sobre mobilização de famílias populares na formação escolar de seus filhos. A mobilização familiar é um tema ainda muito instigante nas ciências da educação. Normalmente, no senso comum, pretende-se condenar as famílias de camadas populares quanto às suas responsabilidades para com a educação dos filhos. Seguimos procurando respostas para as seguintes perguntas: 1) Famílias populares não se interessariam, não se mobilizariam, pelos estudos dos filhos? 2) Quais seriam as razões? Seria por estarem atarefadas com o trabalho diário ou por terem pouco grau de escolaridade? A abordagem metodológica baseou-se na pesquisa de campo em um estudo da microssociologia da educação. Os resultados apontam no sentido de buscar através de pesquisas uma possível solução para a problemática centrada em argumentos da capacidade das famílias populares se interessarem pelos estudos de seus filhos.

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Biografia do Autor

Adalberto Carvalho Ribeiro, Universidade Federal do Amapá UNIFAP

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, Bacharelado em Direito pelo Centro de Ensino Superior do Amapá, Advogado OAB 542 AP, Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília. Doutor em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia - NAEA/UFPA. Realizou Estágio Pós Doutoramento no Instituto de Educação (IE) da Universidade de Lisboa (UL). É Professor Associado II na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Magnólia Santos Cirilo, Universidade Federal do Amapá/UNIFAP

Professora, Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá. 

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Publicado

30-09-2022

Como Citar

RIBEIRO, Adalberto Carvalho; CIRILO, Magnólia Santos. Mobilização escolar familiar em meios populares: o (des)interesse como mito. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 24, p. e022029, 2022. DOI: 10.22483/2177-5796.2022v24id4088. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/4088. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda