Formação inicial docente para atuação na educação de jovens, adultos e idosos
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4141Palavras-chave:
formação inicial docente, currículo, EJAI.Resumo
Este artigo discute a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) na formação inicial docente, com base em resultados de uma investigação sobre concepções de professores e alunos de licenciaturas em Matemática, Letras e Pedagogia de uma universidade do oeste da Bahia sobre essa temática. Foram analisadas as diretrizes curriculares nacionais (DCN) e currículos desses cursos, além dos dados obtidos com aplicação de questionário aos participantes, em setembro de 2019. As DCN e os currículos analisados não contemplam alunos idosos e, na concepção dos pesquisados, existem ações frágeis e pontuais nesses cursos sobre a inclusão dos idosos na EJAI, o que evidencia a necessidade de políticas públicas para a formação inicial docente voltada para a atuação na EJAI e do fortalecimento das existentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rosimeire Aparecida Soares Borges, Arivaldo Ferreira de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .