O processo de colaboração entre família e escola como possibilidade de formação humana de estudantes em espaço escolar
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4169Palavras-chave:
Família e escola. Complexos sociais. Participação e ColaboraçãoResumo
O presente artigo tem como objetivo discutir como se articulam as relações entre família e escola e como essas instituições podem ajudar no processo de reprodução social, a fim de colaborar com a educação para formação humana. A pesquisa, do tipo bibliográfica, é apoiada nas ideias de Lukács, sobre complexos sociais, e em pesquisas que se dedicam à problemática família e escola. A discussão reflete, de forma mais ampla, que, respeitando suas especificidades, família e escola atuam como complexos sociais responsáveis pela formação dos seres humanos e que, portanto, precisam assumir relação de colaboração quando se trata dos processos educativos escolares. Entretanto, nem sempre isso acontece. Tradicionalmente essa relação tem sido marcada por tensões e omissões. Os resultados desta pesquisa apontam que, assumindo a colaboração, família e escola dialogam e atuam conjuntamente, respeitando seus limites e possibilidades no desenvolvimento de ações que medeiam a formação humana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Eliana Sousa Alencar Marques , Jean Carlos de Sousa Pessoa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .