O processo de colaboração entre família e escola como possibilidade de formação humana de estudantes em espaço escolar
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4169Palavras-chave:
Família e escola. Complexos sociais. Participação e ColaboraçãoResumo
O presente artigo tem como objetivo discutir como se articulam as relações entre família e escola e como essas instituições podem ajudar no processo de reprodução social, a fim de colaborar com a educação para formação humana. A pesquisa, do tipo bibliográfica, é apoiada nas ideias de Lukács, sobre complexos sociais, e em pesquisas que se dedicam à problemática família e escola. A discussão reflete, de forma mais ampla, que, respeitando suas especificidades, família e escola atuam como complexos sociais responsáveis pela formação dos seres humanos e que, portanto, precisam assumir relação de colaboração quando se trata dos processos educativos escolares. Entretanto, nem sempre isso acontece. Tradicionalmente essa relação tem sido marcada por tensões e omissões. Os resultados desta pesquisa apontam que, assumindo a colaboração, família e escola dialogam e atuam conjuntamente, respeitando seus limites e possibilidades no desenvolvimento de ações que medeiam a formação humana.
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