Pierre Bourdieu
poder simbólico, campo e habitus na realidade sindical dos trabalhadores em Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4171Palavras-chave:
Pierre Bourdieu, sindicalismo, educação.Resumo
O objetivo geral do artigo é analisar criticamente como ocorre a legitimação sindical para representar a categoria dos professores em Educação Básica pública, tendo em vista a organização simbólica e de poder, por meio da teoria de Pierre Bourdieu, considerando as categorias: poder simbólico, habitus e campo. Optou-se por realizar uma pesquisa circunscrita a um determinado contexto linguístico dialético. A pesquisa é de caráter bibliográfico, com abordagem qualitativa, com base principalmente nas obras A economia das trocas simbólicas e O poder simbólico, ambas de Bourdieu. A pesquisa acerca das teorias de Bourdieu possibilitou ver com clareza as contradições existentes nos campos de poder sindical e estatal, estimulando a compreensão crítica acerca dessa realidade. Além disso, promoveu a criação de conhecimento e aprendizagem, tendo os conceitos de Bourdieu como fonte de pesquisa.
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