Pierre Bourdieu
poder simbólico, campo e habitus na realidade sindical dos trabalhadores em Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4171Palavras-chave:
Pierre Bourdieu, sindicalismo, educação.Resumo
O objetivo geral do artigo é analisar criticamente como ocorre a legitimação sindical para representar a categoria dos professores em Educação Básica pública, tendo em vista a organização simbólica e de poder, por meio da teoria de Pierre Bourdieu, considerando as categorias: poder simbólico, habitus e campo. Optou-se por realizar uma pesquisa circunscrita a um determinado contexto linguístico dialético. A pesquisa é de caráter bibliográfico, com abordagem qualitativa, com base principalmente nas obras A economia das trocas simbólicas e O poder simbólico, ambas de Bourdieu. A pesquisa acerca das teorias de Bourdieu possibilitou ver com clareza as contradições existentes nos campos de poder sindical e estatal, estimulando a compreensão crítica acerca dessa realidade. Além disso, promoveu a criação de conhecimento e aprendizagem, tendo os conceitos de Bourdieu como fonte de pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Edson Rodrigues Passos
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .