O processo de inclusão de alunos com deficiência visual e surdez no curso de licenciatura em Educação Física
um processo híbrido e in/tenso
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4188Palavras-chave:
inclusão, licenciatura em educação física, deficiência.Resumo
O artigo insere-se no contexto do debate da educação inclusiva, vista como uma questão central na educação atual. Problematiza o processo de inclusão, mostrando os diferentes discursos que produziram as condições para uma educação inclusiva. Objetiva mostrar que o processo de inclusão de alunos deficientes visuais e surdos no curso de licenciatura em Educação Física é híbrido e in/tenso. A pesquisa de campo foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro professores de um curso de licenciatura em Educação Física e observações de suas aulas durante o segundo semestre de 2014 em uma turma que tinha um aluno com deficiência visual e um aluno surdo. A análise mostrou que, apesar de os professores estarem enredados pelos processos de normalização e muitas vezes responsabilizarem os deficientes pela sua exclusão ou demonstrarem piedade, também desenvolvem práticas de inclusão.
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