Gestão escolar democrática e a participação infantil por meio da representatividade do Conselho Mirim
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4596Palavras-chave:
conselho mirim, gestão escolar democrática, participação infantil.Resumo
Este estudo objetivou analisar as possibilidades e os limites do Conselho Mirim (CM) como instrumento para a implementação da gestão escolar democrática em escolas municipais de Santo André. Optou-se pela abordagem qualitativa de pesquisa e foram utilizadas duas técnicas para coleta de dados que se complementam entre si: a entrevista realizada com dez vice-diretores de escola e o círculo de cultura desenvolvido com cinco representantes do CM. Para subsidiar os pesquisadores, em ambas as fases foram utilizados roteiros semiestruturados. Após a coleta de dados, os depoimentos dos participantes foram codificados, categorizados e interpretados na perspectiva da teoria fundamental de John W. Creswell. Os resultados da pesquisa mostram que o CM é um influente canal de práticas democráticas que, se for consolidado entre as escolas e os gestores, pode ser um instrumento para a implementação da gestão escolar democrática. Também é fundamental considerar que a singularidade da infância exige competência dos mediadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Liliane Silva Costa , Nonato Assis de Miranda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .