Gestão escolar democrática e a participação infantil por meio da representatividade do Conselho Mirim
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4596Palavras-chave:
conselho mirim, gestão escolar democrática, participação infantil.Resumo
Este estudo objetivou analisar as possibilidades e os limites do Conselho Mirim (CM) como instrumento para a implementação da gestão escolar democrática em escolas municipais de Santo André. Optou-se pela abordagem qualitativa de pesquisa e foram utilizadas duas técnicas para coleta de dados que se complementam entre si: a entrevista realizada com dez vice-diretores de escola e o círculo de cultura desenvolvido com cinco representantes do CM. Para subsidiar os pesquisadores, em ambas as fases foram utilizados roteiros semiestruturados. Após a coleta de dados, os depoimentos dos participantes foram codificados, categorizados e interpretados na perspectiva da teoria fundamental de John W. Creswell. Os resultados da pesquisa mostram que o CM é um influente canal de práticas democráticas que, se for consolidado entre as escolas e os gestores, pode ser um instrumento para a implementação da gestão escolar democrática. Também é fundamental considerar que a singularidade da infância exige competência dos mediadores.
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