O papel da Orientação Educacional no fortalecimento do trabalho docente
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4772Palavras-chave:
ambiente de trabalho, educação, orientação educacionalResumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o papel da orientação escolar no fortalecimento do ambiente de trabalho dos professores. A amostra foi composta por 100 professores do Município de Sucre, Estado de Trujillo-Venezuela. Foi utilizado um método descritivo positivista, na modalidade de projeto viável, com suas três fases: diagnóstico, viabilidade da proposta e desenho da proposta. Os resultados mostram que os professores são moderadamente competentes para enfrentar as tarefas de orientação no contexto de ensino no local de trabalho. Conclui-se que o professor que exerce a função de orientador escolar deve atender aos atores da comunidade educativa, para que seja capaz de criar empatia com cada um deles, consolidando assim um ambiente de trabalho adequado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Chess Emmanuel Briceño Nuñez, Meggy Jacqueline Briceño Delgado, Alen David Montilla Soto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .