Mirando as raias entre Portugal e Espanha
um diálogo sobre a formação contínua de professores em contextos de diversidade cultural e linguística
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n2p423-438Palavras-chave:
Formação contínua de professores, Aprendizagem docente e desenvolvimento profissional, Diversidade cultural e linguística.Resumo
O artigo objetiva um diálogo sobre a formação contínua de professores, perspectivada como investigação-ação-formação, em contextos de diversidade cultural e linguística. Inicia entretecendo os conceitos subjacentes à reflexão pretendida para afirmar a posição epistemológica das autoras ao argumentarem em favor de processos formativos dialógicos e colaborativos, protagonizados pelos professores, voltados à (trans)formação e ao desenvolvimento profissional docente, situados no lócus da profissão e enredados na prática profissional. Estabelecido o cenário teórico, apresenta-se uma proposta de formação contínua a ser vivificada por professores em escolas de fronteiras, nas raias entre Portugal e Espanha, onde a diversidade cultural e linguística é o cerne das ações educativas. A interlocução situa e evidencia o caráter histórico-social da formação docente e joga luz sobre as subjetividades que entrelaçam os saberes e os fazeres dos professores na constituição de uma ecologia de conhecimentos que alicerça a sua práxis pedagógica.
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