Aiming as raias between Portugal and Spain

a dialogue on continuous teacher education in contexts of cultural and language diversity

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n2p423-438

Palabras clave:

Formación continua de profesores, Aprendizaje docente y desarrollo profesional, Diversidad cultural y lingüística.

Resumen

El artículo tiene como objetivo un diálogo sobre la formación continua de profesores, desde una perspectiva de investigación-acción-formación, en contextos de diversidad cultural y lingüística. En un primer momento se interrelacionan los conceptos que subyacen a la reflexión pretendida para afirmar la posición epistemológica de los autores argumentando a favor de procesos formativos dialógicos y colaborativos, liderados por docentes, centrados en la (trans)formación y desarrollo profesional, situados en el locus de la profesión y entrelazados en la práctica profesional. Una vez establecido el escenario teórico, se presenta una propuesta de formación continua que será vivenciada por profesores en escuelas fronterizas, en las rayas entre Portugal y España, donde la diversidad cultural y lingüística es el núcleo de las acciones educativas. El diálogo sitúa y pone en evidencia el carácter histórico-social de la formación docente e ilumina las subjetividades que entrelazan el conocimiento y las acciones de los docentes en la constitución de una ecología del conocimiento que subyace en su praxis pedagógica.

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Biografía del autor/a

Márcia Alexandra Leardine , Universidade de Aveiro

Doutoranda em Educação e Psicologia pela Universidade de Aveiro; Mestre em Educação - Formação de Professores pela Universidade Estadual de Campinas, através do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade São Francisco, pós graduação em Educação e Psicopedagogia, pela Universidade Pontifícia Universidade Católica de Campinas e especialização em Neurociência, Instituto Saber. 

Maria Helena Araújo e Sá, Universidade de Aveiro

Professora Catedrática do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro (Portugal), onde lecciona e orienta alunos de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento na área da Formação de Professores de Línguas. Obteve o doutoramento em Didática em 1994 na Universidade de Aveiro (UA). É Coordenadora do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores - CIDTFF (desde 2016) e Diretora do Programa de Doutoramento em Educação da UA (desde 2014). É também membro fundador do Laboratório Aberto de Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LALE), co-coordenado até 2019.

Andrea Alves Ulhôa, Universidade de Aveiro

Licenciada em Pedagogia (PUC GO/Brasil) e Mestre em Educação, percurso Formação de Professores e Organização Escolar (UFMT/Brasil); Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UFG/Brasil) e em Formação de Professores (PUC GO/Brasil). Doutoranda em Educação pela Universidade de Aveiro, no percurso Didática e Desenvolvimento Curricular. Atua como docente no ensino superior, em cursos de formação inicial de professores e como coordenadora na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal/Brasil, no acompanhamento pedagógico às unidades educacionais e na formação contínua de professores da rede pública de ensino.

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Publicado

2021-08-30

Cómo citar

LEARDINE , Márcia Alexandra; SÁ, Maria Helena Araújo e; ULHÔA, Andrea Alves. Aiming as raias between Portugal and Spain: a dialogue on continuous teacher education in contexts of cultural and language diversity . Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, p. 423–438, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n2p423-438. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/4788. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê - Formação de professores