Conversas infinitas
o cinema em processos formativos
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4844Palavras-chave:
educação, cinema, formação de professores.Resumo
O texto abre uma conversa entre um pesquisador e uma pesquisadora interessados nas relações entre o cinema e a educação. Examina os entendimentos que perpassam suas pesquisas e seus atos docentes, suas atenções mais atuais quando se trata de acionar um filme em uma prática pedagógica. O ensaio apresenta um cardápio de referências que move os pensamentos do/a pesquisador/a, a respeito, especificamente, do encontro do cinema com a educação. Diferentes ficções políticas são postas em diálogo, abrindo perspectivas e pontos de partida distintos. Trata-se de um texto-conversa, despretensioso, mas interessado em fomentar reflexões sobre o tempo presente, sobre as potencialidades dos filmes em processos formativos. A conversa passa por questões relativas à autoria, à história do cinema, ao afeto, às dimensões éticas e estéticas da formação, ao tempo presente. Ao fim do ensaio, abrem-se breves comentários sobre alguns filmes assistidos pelos autores durante a pandemia, desejando refletir sobre como este contexto interfere em itinerários de leitura.
Downloads
Referências
ALLY COLLAÇO. Ally Collaço na TV Mostra falando sobre o Coletivo Cinema de Meninas (2020). Florianópolis, 2020. Disponível em: https://www.allycollaco.com/coletivo-cinema-de-meninas.html. Acesso em: 20 jun. 2021.
BELINASO, Leandro. Como escrever com os ruídos do mundo? In: CHAVEZ, Silvia; BRITO, Maria dos Remédios de (org.). Formação, ciência e arte: autobiografia, arte e ciência na docência. São Paulo: Livraria da Física, 2016. p. 89-102.
BERGALA, Alain. A hipótese cinema: pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Booklink, Cinead/LISEFE/UFRJ, 2008.
CAFARNAUM. Direção de Nadine Labaki. São Paulo: Sony Pictures Brasil, 2018. (120 min).
CINE KURUMIN. Festival Internacional de Cinema Indígena. 8. ed. Salvador: Espalha Semente, Cinekurumin, 2020. Disponível em: https://cinekurumin.org/. Acesso em: 11 jun. 2021.
O COMEÇO da vida 2: lá fora. Direção de Renata Terra. Pernambuco: Maria Farinha Filmes, 2020. (92 min).
AS CONSEQUÊNCIAS do feminismo (Les résultats du féminisme). Direção de Alice Guy. França: Gaumont Film Company, 1906. (7 min).
CRISPE, Juliana. Cartografias afetivas. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), Campinas, v. 27, p. 107-111, 2015.
CRISPE, Juliana. Cartografias afetivas: proposições do professor-artista-cartógrafo-etc. RA'E GA: o Espaço Geográfico em Análise, Curitiba, v. 30, p. 106-130, 2014.
ERA o hotel Cambridge. Direção de Eliane Caffé. São Paulo: Aurora Filmes, 2016. (93 min).
A FADA dos repolhos (La fée aux choux). Direção de Alice Guy. França: Gaumont Film Company, 1896. (1 min).
HOLANDA, Karla. (org.). Mulheres de cinema. Rio de janeiro: Numa, 2019.
HOMEMADE. Organização de Pablo Larraín. EUA: Netflix, 2020. (126 min).
KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Companhia das Letras, 2020a.
KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020b.
LENDAS do Lago: Willy e os guardiões do lago (Willy and the Guardians of the Lake). Direção de Zsolt Pálfi. Hungria: Cinemon Entertainment, 2018. (75 min).
A MADAME tem desejos (Madame a des envies). Direção de Alice Guy. França: Gaumont Film Company, 1907. (4 min).
O MENINO e o mundo. Direção e roteiro de Alê Abreu. Brasil, 2015. (80 min).
E A MULHER criou Hollywood (Et la femme créa Hollywood). Direção de Julia Kupenberg e Clara Kupenberg. França: OCS Géants, 2016. (52 min).
OSTETTO, Luciana Esmeralda. Mas as crianças gostam! Ou sobre gostos e repertórios musicais. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 26, 2003. Poços de Caldas. Anais [...]. Poços de Caldas: Anped, 2003.
PARIS, Texas. Direção de Win Wenders. Los Angeles: 20th Century Studios, 1984. (147 min).
PROFISSÃO: repórter. Direção de Michelangelo Antonioni. Itália: Metro-Goldwyn-Mayer, 1975. (126 min).
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EIXO experimental; Editora 34, 2005.
RETRATO de uma jovem em chamas (Portrait de la jeune fille en feu). Direção de Céline Sciamma. França: Supo Mungam Films, 2019. (120 min).
SILVEIRA, Eduardo; GUIMARÃES, Leandro Belinaso. Gambiarras inventivas de ambientes. In: Paula Corrêa Henning; Andresa Mutz; Virgínia Tavares Vieira. (org.). Educações ambientais possíveis: ecos de Michel Foucault para pensar o presente. Curitiba: Editora Appris, 2018.
SILVA, Alessandra Collaço da. Arte, mídia e cinema na escola: um ensinar que (me) ensina!. 2012 Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
SOUL. Direção e roteiro de Pete Docter. Estados Unidos: Walt Disney Studios Motion Pictures, 2020. (101 min).
TURISTA especial (La belle verte). Direção de diretora Coline Serreau. França: Filmes de Alain Sarde, 1996. (99 min).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Leandro Belinaso , Alessandra Collaço da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .