Práticas pedagógicas e redes educativas com educações ambientais e os usos do cinema, fotografias, sons e vídeos nos cotidianos escolares
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4845Palavras-chave:
educação ambiental, práticas pedagógicas, redes educativas.Resumo
Este texto apresenta experiências e trajetórias de dois projetos, um comunitário e outro acadêmico, vivenciadas com práticas pedagógicas de Educação Ambiental realizadas envolvendo os usos do cinema, vídeos, sons, imagens e narrativas, apresentadas em dois episódios. Participaram das ações de educação ambiental realizadas pelo projeto Narradores da Maré e pelo Coletivo Formate nos cotidianos escolares, e em diferentes redes educativas, professores, professoras e estudantes da Educação Básica, grupos sociais e pescadores. Ambos os projetos apostam em práticas pedagógicas, formativas e comunitárias de educação ambiental, assim como nas dimensões éticas, estéticas e políticas das imagens, cinema, sons e vídeos. Tais práticas inspiram-se nas perspectivas freireanas de educação visando suscitar processos dialógicos de ensino, pesquisa e extensão, baseados nas nossas relações cotidianas com as problemáticas ecológicas locais, neste caso a bacia do rio Formate e os manguezais da Baía de Vitória.
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