Processos curriculares e a ecologia de ‘saberesfazeres’ no filme Aprendiz de Mecânico
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4846Palavras-chave:
cotidianos, currículos , filmes.Resumo
O presente artigo tem o propósito de narrar as compreensões iniciais acerca dos processos curriculares e dos campos disciplinares na atualidade, surgidos a partir da ‘cineconversa’ realizada em torno do filme Aprendiz de Mecânico, de 2019. Propõe-se uma conversa orientada pela perspectiva ‘teóricametodológica’ dos estudos nos/dos/com os cotidianos escolares, como pensam e praticam Nilda Alves e Carlos Eduardo Ferraço. Articulam-se ainda as ideias de personagens conceituais, de currículos praticados e de ecologia de saberes. Esse movimento de pesquisa é sustentado em metodologias de pesquisas qualitativas, tendo as conversas como lócus principal de produção de conhecimento científico, amparando-se em Jorge Larrosa e Humberto Maturana.
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