A construção de conhecimentos e formação de conceitos científicos nos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4854Palavras-chave:
formação continuada, formação de conceitos, ciências naturais.Resumo
O estudo objetiva analisar as potencialidades de um curso de formação continuada para a construção de conhecimentos científicos e a formação de conceitos com dez professores que ministram aulas de Ciências nos anos iniciais. Utilizou-se a pesquisa de intervenção pedagógica como metodologia, e questionários, gravações dos módulos integrados, diário de bordo e entrevista como corpus da pesquisa. Com base na Análise de Conteúdo definiram-se duas categorias e seis indicadores: a) formação para docência em Ciências Naturais; b) ação docente que vise à construção de conhecimentos e a formação de conceitos em Ciências Naturais. Os indicadores validaram as contribuições do curso, evidenciando a tomada de consciência, por parte dos cursistas quanto a necessidade de se preparar para a ação docente, contribuindo para ampliação do conhecimento em Ciências Naturais. Argumenta-se que um ensino de Ciências que contemple a construção de conhecimento e formação de conceitos está diretamente relacionado a práxis pedagógica dos professores.
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