Epistemologia Freireana e o ensino de Física
uma proposta didática para o estudo dos fluidos, a partir das contradições envolvidas na construção de uma barragem na bacia hidrográfica do rio “Itaúnas” no norte do Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4859Palavras-chave:
epistemologia freireana, ensino e aprendizagem em física, mecânica dos fluídos.Resumo
Este trabalho consiste em um relato de uma pesquisa-intervenção referente ao desenvolvimento de uma proposta didática ancorada nos pressupostos epistemológicos freireano e materializada por meio dos Três Momentos Pedagógicos para conscientização sobre as situações-limite envolvidos na construção de uma barragem. Essa proposta foi desenvolvida com estudantes de uma turma da 1ª série do ensino médio em um centro integrado de educação rural. A análise se deu pela interlocução com os argumentos dos estudantes (gravados em áudio e vídeo) construídos a partir da visita a uma barragem de represamento de água, possibilitando identificar nos discursos indícios sobre a importância da apropriação de princípios da mecânica dos fluidos para o desenvolvimento da criticidade e reflexibilidade de suas próprias experiências. Os resultados indicam que o diálogo e a problematização proporcionaram aos estudantes uma reflexão crítica sobre as questões que relacionavam os conhecimentos de Hidrostática com aspectos ambientais, sociais e culturais.
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