Práticas educativas voltadas ao letramento científico
mapeamento da utilização do jornalismo de CT&I como material didático numa universidade comunitária de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4916Palavras-chave:
práticas educativas, jornalismo científico, letramento científicoResumo
Este artigo foi guiado pela seguinte questão norteadora: Qual o potencial de utilização do jornalismo de CT&I (Ciência, Tecnologia e Inovação), na educação escolar, como material didático complementar? Assim, o objetivo geral foi contribuir para a compreensão do processo de letramento científico envolvendo o encontro de linguagens (científica, jornalística, didática) que se dá nas práticas educativas. Trata-se de estudo exploratório quantitativo-descritivo; a revisão de literatura explorou o conceito de letramento científico e as possíveis relações com a ocorrência de negacionismo científico (denialism), sendo seguida por um mapeamento, por meio de questionário aplicado a professores de todas as áreas do conhecimento, da forma como o jornalismo de CT&I vem sendo utilizado como material didático numa universidade comunitária localizada no interior do estado de São Paulo. Por meio desse questionário, comprovou-se que existe um significativo potencial de uso dos textos de jornalismo científico como material didático: mais de 96% dos professores respondentes concordaram que textos de jornalismo de CT&I podem ser utilizados como materiais didáticos, sendo que 70,3% declararam já ter feito uso efetivo desses textos em aula em algum momento. O principal achado deste estudo é o fato de os textos jornalísticos ocuparem a terceira posição como os materiais didáticos complementares mais utilizados em aula, à frente de outros considerados mais “tradicionais”.
Downloads
Referências
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação? São Paulo: Brasiliense, 1995.
CHEVALLARD, Yves. Sobre a teoria da transposição didática: algumas considerações introdutórias. Revista de Educação, Ciências e Matemática, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 1-14, maio/ago. 2013.
COSTA, António Firmino da; CONCEIÇÃO, Cristina Palma; ÁVILA, Patrícia. Cultura científica e modos de relação com a ciência. In: COSTA, António Firmino da; CONCEIÇÃO, Cristina Palma; ÁVILA, Patrícia (org.). Portugal no contexto europeu: sociedade e conhecimento. Lisboa: Celta Editora, 2007. v. II. p. 61-83.
CUNHA, Rodrigo Bastos. Alfabetização científica ou letramento científico?: interesses envolvidos nas interpretações da noção de scientific literacy. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 22, n. 68, p. 169-186, jan./mar. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/cWsmkrWxxvcm9RFvvQBWm5s/?lang=pt. Acesso em: 30 set. 2021.
DIETHELM, Pascal; MCKEE, Martin. Denialism: what is it and how should scientists respond? The European Journal of Public Health, Reino Unido, v. 19, n. 1, p. 2-4, jan. 2009. Disponível em: https://academic.oup.com/eurpub/article/19/1/2/463780. Acesso em: 30 set. 2021.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
PROFETA, Guilherme Augusto Caruso. Educação, alteridade e jornalismo em perspectiva etnográfica. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Sorocaba, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://uniso.br/mestrado-doutorado/educacao/teses/2021/guilherme-augusto-caruso-profeta.pdf. Acesso em: 23 jun. 2021.
TITIEV, Mischa. Introdução à antropologia cultural. 9. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.
VANNUCCHI, Aldo. Universidades comunitárias: passado, presente e futuro. Uniso Ciência/Science @ Uniso, Sorocaba, v. 4, n. 7, p. 6-19, jun. 2021. Entrevista. Disponível em: https://issuu.com/unisociencia/docs/revista_7_uniso_ciencia. Acesso em: 30 set. 2021.
VILELA, Mariana Lima; SELLES, Sandra Escovedo. É possível uma Educação em Ciências crítica em tempos de negacionismo científico? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 37, n. 3, p. 1722-1747, dez. 2020. Disponível em: Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/74999/45005. Acesso em: 30 set. 2021.
VOGT, Carlos; MORALES, Ana Paula. Cultura Científica. ComCiência, Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, Campinas, Editorial. Dossiê 197, cultura científica 197, mar. 2018. Disponível em: https://www.comciencia.br/cultura-cientifica/. Acesso em: 22 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Guilherme Augusto Caruso Profeta
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .