A pesquisa como princípio pedagógico no contexto do Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais (IFs)
uma análise bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4947Palavras-chave:
formação humana integral, currículo integrado, educação profissional técnica de nível médio.Resumo
Este trabalho é resultado da primeira fase de uma pesquisa em desenvolvimento com a temática da pesquisa como princípio pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio com foco nos cursos integrados dos Institutos Federais e objetivou mapear e analisar o que já se produziu em termos de conhecimentos científicos no contexto das dissertações e teses. Como procedimento metodológico, foi realizada uma busca no portal de periódicos da CAPES a partir dos descritores: "pesquisa como princípio pedagógico", "pesquisa como princípio educativo" e "pesquisa na escola". Ao todo, foram selecionados 9 trabalhos para as análises. Esta etapa da pesquisa revelou a modesta produção sobre a temática em âmbito nacional, bem como a imprecisão conceitual no que se refere à compreensão da pesquisa como princípio pedagógico e apontou para a necessidade de ampliação das discussões, uma vez que tal conceito é central na proposta de formação humana integral.
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