Construindo trajetórias pedagógicas no curso de licenciatura em Ciências Biológicas

uma análise crítico-reflexiva de planos de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5183

Palavras-chave:

formação de professores-professoras, ciências biológicas, planos de ensino.

Resumo

O presente trabalho objetiva refletir criticamente acerca da organização dos planos de ensino no contexto da Licenciatura em Ciências Biológicas de duas Instituições de Ensino Superior de Goiânia, Goiás. Assim, desenvolver-se-á uma pesquisa qualitativa, mediante um estudo de caso coletivo. Os sujeitos da investigação foram professores-professoras universitários (as) ligados as seguintes disciplinas: IES 1- Psicologia da Educação I; Sistemática de Criptógamos; Anatomia Vegetal e Taxonomia e Ecologia de Fungos; IES 2- Biologia Celular; Fisiologia Animal e Botânica III. O corpus de análise compreendeu os planos de ensino das referidas disciplinas, sendo que para leitura e interpretação dos dados empregou-se a Análise do Discurso. Concluiu-se que a construção dos planos de ensino analisados está entre uma epistemologia técnica e a busca por uma epistemologia da práxis. Em alguns casos evidenciou-se a supervalorização da organização estrutural da disciplina em detrimento de demandas ligadas aos processos de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Firmino de Oliveira Neto, Universidade Federal de Goiás

Doutor e Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás; Especialista em Formação em Educação a Distância (Unip); Pedagogo (Unip) e Biólogo (Licenciatura) (UEG). Professor Efetivo da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas da Universidade Federal de Goiás, Câmpus Goiás. 

Leandro Gonçalves Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela FFCLRP-USP, Mestrado em Ciências (Entomologia) pela FFCLRP-USP, 1991 e Doutorado em Ciências (Zoologia) pelo Instituto de Biociências-USP. Ingressou na Universidade Federal de Goiás em abril de 1992, e desde 2014 é professor Titular da mesma. 

Dalva Eterna Gonçalves Rosa, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Pedagogia pela Associação Educativa Evangélica, especialização em educação pela Universidade Federal de Goiás, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003). É professora Titular aposentada da Universidade Federal de Goiás lecionou as disciplinas Estágio, Didática e Formação de professores na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFG, no qual é professora permanente, voluntária. 

Downloads

Publicado

12-08-2024

Como Citar

OLIVEIRA NETO, José Firmino de; OLIVEIRA, Leandro Gonçalves; ROSA, Dalva Eterna Gonçalves. Construindo trajetórias pedagógicas no curso de licenciatura em Ciências Biológicas: uma análise crítico-reflexiva de planos de ensino. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024016, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5183. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5183. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda