Construindo trajetórias pedagógicas no curso de licenciatura em Ciências Biológicas
uma análise crítico-reflexiva de planos de ensino
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5183Palavras-chave:
formação de professores-professoras, ciências biológicas, planos de ensino.Resumo
O presente trabalho objetiva refletir criticamente acerca da organização dos planos de ensino no contexto da Licenciatura em Ciências Biológicas de duas Instituições de Ensino Superior de Goiânia, Goiás. Assim, desenvolver-se-á uma pesquisa qualitativa, mediante um estudo de caso coletivo. Os sujeitos da investigação foram professores-professoras universitários (as) ligados as seguintes disciplinas: IES 1- Psicologia da Educação I; Sistemática de Criptógamos; Anatomia Vegetal e Taxonomia e Ecologia de Fungos; IES 2- Biologia Celular; Fisiologia Animal e Botânica III. O corpus de análise compreendeu os planos de ensino das referidas disciplinas, sendo que para leitura e interpretação dos dados empregou-se a Análise do Discurso. Concluiu-se que a construção dos planos de ensino analisados está entre uma epistemologia técnica e a busca por uma epistemologia da práxis. Em alguns casos evidenciou-se a supervalorização da organização estrutural da disciplina em detrimento de demandas ligadas aos processos de ensino e aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .