Tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de inclusão de pessoas com deficiência

utopia ou realidade?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5432

Palavras-chave:

inclusão escolar, deficiência, tecnologias digitais de informação e comunicação.

Resumo

A legislação brasileira é muito farta em enunciar os direitos e as garantias das pessoas com deficiências, incluindo o acesso às ferramentas tecnológicas, além de estabelecer ações que possibilitem a inclusão digital e social. No entanto, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estes indivíduos atingem os piores indicadores em educação, saúde e economia, mesmo em países desenvolvidos. Considerando esta realidade, o presente artigo procurou mostrar, na área da Educação, alguns aspectos deste cenário no Brasil, por meio de uma revisão narrativa de literatura, utilizando-se da abordagem qualitativa de investigação. São abordados conceitos de incapacidade, funcionalidade e saúde, fontes legislativas que regem a matéria, bem como o status da disponibilidade digital no meio escolar. O resultado desta pesquisa mostrou que, na prática, a realidade está muito distante de garantir os direitos desses indivíduos, apesar das tecnologias digitais de informação e comunicação trazerem resultados significativos na inclusão de pessoas com deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Henrique Ramos Alves, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Possui graduação em Direito pela Universidade do Oeste Paulista, Pós-graduado em Direito Processual Civil no Instituto Damásio de Ensino, e em Direito Constitucional Aplicado, Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista, e  atualmente é doutorando em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista.

Raquel Rosan Christino Gitahy, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, graduação em Direito - Instituição Toledo de Ensino, mestrado em Curso de Pós Graduação Em Educação Área de Concent pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutorado em Curso de Pós Graduação Em Educação Área de Concent pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente da Universidade do Oeste Paulista e da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.

 

Ana Keila Piva Mantovani Silva , Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Graduada em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina. Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela UNESP de Botucatu. Especialista em Mastologia. Perita médica Legista do IML do Estado de São Paulo. Docente do curso de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) - campus Guarujá. Mestranda em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).

Downloads

Publicado

20-09-2024

Como Citar

ALVES, Luis Henrique Ramos; GITAHY, Raquel Rosan Christino; SILVA , Ana Keila Piva Mantovani. Tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de inclusão de pessoas com deficiência: utopia ou realidade?. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024035, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5432. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5432. Acesso em: 6 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Processo formativo nas culturas midiática e tecnológica