Tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de inclusão de pessoas com deficiência
utopia ou realidade?
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5432Palavras-chave:
inclusão escolar, deficiência, tecnologias digitais de informação e comunicação.Resumo
A legislação brasileira é muito farta em enunciar os direitos e as garantias das pessoas com deficiências, incluindo o acesso às ferramentas tecnológicas, além de estabelecer ações que possibilitem a inclusão digital e social. No entanto, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estes indivíduos atingem os piores indicadores em educação, saúde e economia, mesmo em países desenvolvidos. Considerando esta realidade, o presente artigo procurou mostrar, na área da Educação, alguns aspectos deste cenário no Brasil, por meio de uma revisão narrativa de literatura, utilizando-se da abordagem qualitativa de investigação. São abordados conceitos de incapacidade, funcionalidade e saúde, fontes legislativas que regem a matéria, bem como o status da disponibilidade digital no meio escolar. O resultado desta pesquisa mostrou que, na prática, a realidade está muito distante de garantir os direitos desses indivíduos, apesar das tecnologias digitais de informação e comunicação trazerem resultados significativos na inclusão de pessoas com deficiência.
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