O LUGAR DA GESTÃO ESCOLAR NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5435Palavras-chave:
gestão da educação, coordenação pedagógica, lei 10.639/2003.Resumo
A pesquisa em tela objetivou analisar o lugar da Gestão Escolar no processo de promoção da educação antirracista de acordo com as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Para isso, valemo-nos da abordagem qualitativa e desenvolvemos uma pesquisa documental cuja análise se deu por meio de elementos da técnica de Análise de Conteúdo. Como resultados principais, constatamos que o lugar da Gestão Escolar, segundo o documento analisado, é o lugar de se posicionar criticamente contra a discriminação étnico-racial, assumindo a gestão e a coordenação de momentos de ensino que considerem conteúdos, unidades de estudo, elaboração de materiais didáticos, programas e projetos direcionados à Educação das Relações Étnico-Raciais nas diferentes áreas do conhecimento. Além disso, trata-se de um lugar que deve se responsabilizar por garantir a abordagem de estudos da temática nos documentos institucionais da escola, mas também no planejamento e oferta de formação continuada de professores/as, visando à efetivação da Lei 10.639/2003 pela promoção da educação antirracista no viés de uma gestão democrática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Joaklebio Alves da Silva, Fábio Marques Bezerra

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .