O LUGAR DA GESTÃO ESCOLAR NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5435Palavras-chave:
gestão da educação, coordenação pedagógica, lei 10.639/2003.Resumo
A pesquisa em tela objetivou analisar o lugar da Gestão Escolar no processo de promoção da educação antirracista de acordo com as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Para isso, valemo-nos da abordagem qualitativa e desenvolvemos uma pesquisa documental cuja análise se deu por meio de elementos da técnica de Análise de Conteúdo. Como resultados principais, constatamos que o lugar da Gestão Escolar, segundo o documento analisado, é o lugar de se posicionar criticamente contra a discriminação étnico-racial, assumindo a gestão e a coordenação de momentos de ensino que considerem conteúdos, unidades de estudo, elaboração de materiais didáticos, programas e projetos direcionados à Educação das Relações Étnico-Raciais nas diferentes áreas do conhecimento. Além disso, trata-se de um lugar que deve se responsabilizar por garantir a abordagem de estudos da temática nos documentos institucionais da escola, mas também no planejamento e oferta de formação continuada de professores/as, visando à efetivação da Lei 10.639/2003 pela promoção da educação antirracista no viés de uma gestão democrática.
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