CONCEITOS BÁSICOS DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET
O ESTUDANTE COMO FOCO DA AÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5518Palavras-chave:
ação docente, epistemologia genética, estudantes.Resumo
Dentre as múltiplas teorias que tratam de temas relacionados ao desenvolvimento humano e à aprendizagem, na perspectiva interacionista, e que fazem parte do escopo de estudos e pesquisas da Psicologia da Educação, a Epistemologia Genética (EG) de Jean Piaget ainda se apresenta como uma possibilidade viável e que pode oferecer aos professores bases para a sua práxis pedagógica. O objetivo deste ensaio teórico é apresentar temas e conceitos básicos da EG tendo o estudante como foco da ação docente, visando contribuir com a formação de professores ao oferecer uma leitura sucinta a ser adotada nos cursos de licenciatura como forma de incentivar a apreciação dos escritos originais do epistemólogo. Dos profundos temas, conceitos e estudos demonstrados pela EG, todos podem se revestir de importância para a formação e ação docente, para a organização do trabalho pedagógico na escola e para o entendimento dos sujeitos; neste ensaio destacaremos algumas categorias teóricas, a partir de uma reflexão analítica, e suas implicações pedagógicas, envolvendo os estudantes (sujeitos), a relação professor-aluno e as possibilidades de intervenção educacional intencional, planejada e dirigida, com foco no entendimento integral do sujeito, no papel do conflito cognitivo, no lugar do erro na construção do conhecimento e no desenvolvimento da autonomia moral.
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