CONCEITOS BÁSICOS DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET

O ESTUDANTE COMO FOCO DA AÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5518

Palavras-chave:

ação docente, epistemologia genética, estudantes.

Resumo

Dentre as múltiplas teorias que tratam de temas relacionados ao desenvolvimento humano e à aprendizagem, na perspectiva interacionista, e que fazem parte do escopo de estudos e pesquisas da Psicologia da Educação, a Epistemologia Genética (EG) de Jean Piaget ainda se apresenta como uma possibilidade viável e que pode oferecer aos professores bases para a sua práxis pedagógica. O objetivo deste ensaio teórico é apresentar temas e conceitos básicos da EG tendo o estudante como foco da ação docente, visando contribuir com a formação de professores ao oferecer uma leitura sucinta a ser adotada nos cursos de licenciatura como forma de incentivar a apreciação dos escritos originais do epistemólogo.  Dos profundos temas, conceitos e estudos demonstrados pela EG, todos podem se revestir de importância para a formação e ação docente, para a organização do trabalho pedagógico na escola e para o entendimento dos sujeitos; neste ensaio destacaremos algumas categorias teóricas, a partir de uma reflexão analítica, e suas implicações pedagógicas, envolvendo os estudantes (sujeitos), a relação professor-aluno e as possibilidades de intervenção educacional intencional, planejada e dirigida, com foco no entendimento integral do sujeito, no papel do conflito cognitivo, no lugar do erro na construção do conhecimento e no desenvolvimento  da autonomia moral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Melissa Lepre, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Possui Bacharelado e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Assis. Especialista em Neuropsicologia pelo Instituto de Psicologia e Saúde Ampliatta. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, campus de Marília. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, campus de Marília. Pós-Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Livre-Docente em Psicologia da Educação pela UNESP, campus de Bauru. Atualmente é Professora Associada da Universidade Estadual Paulista, no Departamento de Educação, da Faculdade de Ciências - Campus Bauru.

Downloads

Publicado

20-05-2025

Como Citar

LEPRE, Rita Melissa. CONCEITOS BÁSICOS DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET: O ESTUDANTE COMO FOCO DA AÇÃO DOCENTE. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025023, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5518. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5518. Acesso em: 26 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda