APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

EDUCAÇÃO ESTÉTICA E INTERAÇÃO EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5544

Palavras-chave:

aprendizagem baseada em projetos, ludicidade, educação estética.

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a aplicação da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) no componente curricular de Administração Rural do curso de graduação em Medicina Veterinária, em uma universidade comunitária, durante um semestre letivo. A metodologia adotada foi o relato de experiência, com abordagem qualitativa, fundamentada em referenciais teóricos como o interacionismo de Vigotski, a ludicidade e a educação estética de Schiller, e a dialogia de Freire. A ABPj foi implementada por meio da elaboração de Planos de Negócios, com entregas parciais e uma apresentação final em formato de seminário. Os resultados evidenciaram o desenvolvimento de competências práticas e teóricas, como trabalho em equipe, pensamento crítico, comunicação e gestão de projetos. A experiência demonstrou que a ABPj promoveu o engajamento dos estudantes e a integração de conhecimentos interdisciplinares, preparando-os para desafios reais na gestão de empreendimentos agropecuários. Conclui-se que a metodologia, aliada a princípios educacionais sólidos, contribui para aprendizagens significativas na formação profissional, embora sejam necessários estudos futuros para avaliar a transferência desses conhecimentos para o contexto prático. O estudo reforça a importância de abordagens ativas na educação superior, alinhadas às demandas contemporâneas do mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Bertoli Gonçalves, Universidade de Sorocaba (Uniso)

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de São Carlos. Mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas. Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos. Pós-doutorado no Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Processos Tecnológicos e Ambientais; Universidade de Sorocaba - UNISO.

Helena Soares Henrique , Universidade de Sorocaba (Uniso)

Possui graduação em Licenciatura em Dança pela Universidade de Sorocaba e Licenciatura em História pela UniBF. Pós Graduação em Arte Educação pela Anhanguera. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba - UNISO.

Roger dos Santos, Universidade de Sorocaba (Uniso)

Possui licenciatura em História pela Universidade de Sorocaba. Especialista em História, Sociedade e Cultura pela PUC-SP. Mestrado em Comunicação e Cultura pelo PGCC da Universidade de Sorocaba. Doutorado em Educação pelo PPGE da Universidade de Sorocaba. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba - Uniso.

Downloads

Publicado

20-05-2025

Como Citar

GONÇALVES, Daniel Bertoli; HENRIQUE , Helena Soares; SANTOS, Roger dos. APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EDUCAÇÃO ESTÉTICA E INTERAÇÃO EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025025, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5544. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5544. Acesso em: 26 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda