O Livro de leitura (1889-1933) Instrumento de Educação e Instrução
Abstract
O objeto de minha tese de doutorado, intitulada "Uma Leitura dos Livros de Leitura da Escola Americana de São Paulo (1889-1933)", é o livro de leitura que consta dos programas dos Cursos Primário, Intermediário e Secundário dessa instituição nesse período. O "inventário" que fiz à luz dos conceitos de representação e apropriação de Chartier nos treze livros que pesquisei revelou que eles se distinguiam do compêndio e contribuíam para a educação e a instrução de alunos, oferecendo prática da Língua Portuguesa, ensinamentos morais e patrióticos, conhecimentos históricos e geográficos, cultura geral e noções de cultura popular e indígena. Com base nos prefácios de alguns livros de leitura produzidos nesse período, tivessem eles sido ou não adotados e/ou indicados na Escola Americana de São Paulo, recuperei o conceito de livro de leitura na ótica de alguns autores que os compuseram. Neste trabalho, apresento alguns resultados dessa parte de minha pesquisa.Downloads
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