O Livro de leitura (1889-1933) Instrumento de Educação e Instrução

Autores

  • Shirley Puccia

Resumo

O objeto de minha tese de doutorado, intitulada "Uma Leitura dos Livros de Leitura da Escola Americana de São Paulo (1889-1933)", é o livro de leitura que consta dos programas dos Cursos Primário, Intermediário e Secundário dessa instituição nesse período. O "inventário" que fiz à luz dos conceitos de representação e apropriação de Chartier nos treze livros que pesquisei revelou que eles se distinguiam do compêndio e contribuíam para a educação e a instrução de alunos, oferecendo prática da Língua Portuguesa, ensinamentos morais e patrióticos, conhecimentos históricos e geográficos, cultura geral e noções de cultura popular e indígena. Com base nos prefácios de alguns livros de leitura produzidos nesse período, tivessem eles sido ou não adotados e/ou indicados na Escola Americana de São Paulo, recuperei o conceito de livro de leitura na ótica de alguns autores que os compuseram. Neste trabalho, apresento alguns resultados dessa parte de minha pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Shirley Puccia

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade, da Pontifícia Universidade Católica de são Paulo.

Como Citar

PUCCIA, Shirley. O Livro de leitura (1889-1933) Instrumento de Educação e Instrução. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 5, n. 2, 2003. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/1365. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Secção

Estudos