Formação docente e o começo da carreira: uma análise do ponto de vista de professores dos anos iniciais sobre resolução de problemas
Abstract
Este estudo tem por objetivo identificar e analisar as dificuldades que professores novatos enfrentam ao trabalhar com a resolução de problemas nos primeiros anos do ensino fundamental, e a relação que existe entre o que praticam e o que aprenderam na formação inicial. Para tanto, entrevistamos individualmente quatro professores que estão no início da carreira. As entrevistas foram gravadas e realizadas com base em um roteiro preparado previamente. Os resultados foram descritos e analisados e revelam que: a) os professores que tiveram, durante a graduação, aulas relacionadas ao ensino e à aprendizagem da Matemática indicaram que consultam a bibliografia utilizada na ocasião para preparar suas aulas; b) diante da necessidade de ensinar, os professores buscam em situações vividas conhecimentos que lhes permitam atuar.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .