Formação docente e o começo da carreira: uma análise do ponto de vista de professores dos anos iniciais sobre resolução de problemas

Autores/as

  • Mônica Vasconcellos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
  • Roger Santos Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Resumen

Este estudo tem por objetivo identificar e analisar as dificuldades que professores novatos enfrentam ao trabalhar com a resolução de problemas nos primeiros anos do ensino fundamental, e a relação que existe entre o que praticam e o que aprenderam na formação inicial. Para tanto, entrevistamos individualmente quatro professores que estão no início da carreira. As entrevistas foram gravadas e realizadas com base em um roteiro preparado previamente. Os resultados foram descritos e analisados e revelam que: a) os professores que tiveram, durante a graduação, aulas relacionadas ao ensino e à aprendizagem da Matemática indicaram que consultam a bibliografia utilizada na ocasião para preparar suas aulas; b) diante da necessidade de ensinar, os professores buscam em situações vividas conhecimentos que lhes permitam atuar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mônica Vasconcellos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Roger Santos, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Cómo citar

VASCONCELLOS, Mônica; SANTOS, Roger. Formação docente e o começo da carreira: uma análise do ponto de vista de professores dos anos iniciais sobre resolução de problemas. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 15, n. 1, 2013. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/1629. Acesso em: 6 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos