Reformas educacionais: solução para a educação brasileira ou estratégica política.

Authors

  • Angelita Mendes Ramos de Oliveira Professora da Rede Municipal de Jacareí.

Abstract

O que se pretende neste artigo é apresentar alguns fatos que contribuíram com a crise da educação brasileira, destacando a participação dos reformadores que propõem reformas, independentes das possibilidades de aplicabilidade destas. Para tanto, Apple, Au, Gandin;  Ball; Gimeno Sacristán; Silva e Torres serão os autores que fundamentarão o meu argumento central, de que as reformas da educação, que vêm sendo impostas a partir de um contexto de globalização, não estão proporcionando mudanças significativas no que tange a qualidade de educação, uma vez que está se valorizando a quantidade em detrimento da qualidade. E, tudo isso para atender às exigências do Banco Mundial, que dentre outros critérios, tem como proposta principal garantir a qualidade da educação nos países em desenvolvimento. Podemos então dizer que estamos diante de uma situação contraditória?

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Angelita Mendes Ramos de Oliveira, Professora da Rede Municipal de Jacareí.

Psicopedagoga e Mestranda pela Pontíficia Universidade Católica - PUC.

How to Cite

OLIVEIRA, Angelita Mendes Ramos de. Reformas educacionais: solução para a educação brasileira ou estratégica política. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 15, n. 1, 2013. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/1630. Acesso em: 6 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos