Reformas educacionais: solução para a educação brasileira ou estratégica política.

Autores

  • Angelita Mendes Ramos de Oliveira Professora da Rede Municipal de Jacareí.

Resumo

O que se pretende neste artigo é apresentar alguns fatos que contribuíram com a crise da educação brasileira, destacando a participação dos reformadores que propõem reformas, independentes das possibilidades de aplicabilidade destas. Para tanto, Apple, Au, Gandin;  Ball; Gimeno Sacristán; Silva e Torres serão os autores que fundamentarão o meu argumento central, de que as reformas da educação, que vêm sendo impostas a partir de um contexto de globalização, não estão proporcionando mudanças significativas no que tange a qualidade de educação, uma vez que está se valorizando a quantidade em detrimento da qualidade. E, tudo isso para atender às exigências do Banco Mundial, que dentre outros critérios, tem como proposta principal garantir a qualidade da educação nos países em desenvolvimento. Podemos então dizer que estamos diante de uma situação contraditória?

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Biografia do Autor

Angelita Mendes Ramos de Oliveira, Professora da Rede Municipal de Jacareí.

Psicopedagoga e Mestranda pela Pontíficia Universidade Católica - PUC.

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Como Citar

OLIVEIRA, Angelita Mendes Ramos de. Reformas educacionais: solução para a educação brasileira ou estratégica política. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 15, n. 1, 2013. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/1630. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos