VOZES E MEMÓRIA NO/DO COTIDIANO ESCOLAR: PRIMEIRO DIA DE ESCOLA DE FUTUROS PROFESSORES
Abstract
O foco deste artigo é a profissão docente. Como método de trabalho, os autores colhem narrativas sobre a memória que estudantes do ensino superior do curso de pedagogia têm do seu primeiro contato com a escola. O objetivo é lançar luz sobre o cotidiano escolar multifacetado e promover um diálogo ecosófico, ético, ecológico e político sobre a necessidade de se repensar as práticas escolares, principalmente fazendo refletir sobre o cotidiano voltado para os agenciamentos mecânicos cujos resultados são índices que medem uma hipotética qualidade de ensino. Conclui-se, após leitura, análise e reflexão das narrativas, que a escola é um espaço carente da ecologia relacional, no qual seus atores clamam por uma educação mais humanizada, mais afetiva e menos tecnocrata, possibilitando aproximações, trocas, solidariedades.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .