VOZES E MEMÓRIA NO/DO COTIDIANO ESCOLAR: PRIMEIRO DIA DE ESCOLA DE FUTUROS PROFESSORES

Autores

  • Ivan Fortunato
  • Marta Catunda
  • Marcos Reigota

Resumo

O foco deste artigo é a profissão docente. Como método de trabalho, os autores colhem narrativas sobre a memória que estudantes do ensino superior do curso de pedagogia têm do seu primeiro contato com a escola. O objetivo é lançar luz sobre o cotidiano escolar multifacetado e promover um diálogo ecosófico, ético, ecológico e político sobre a necessidade de se repensar as práticas escolares, principalmente fazendo refletir sobre o cotidiano voltado para os agenciamentos mecânicos cujos resultados são índices que medem uma hipotética qualidade de ensino. Conclui-se, após leitura, análise e reflexão das narrativas, que a escola é um espaço carente da ecologia relacional, no qual seus atores clamam por uma educação mais humanizada, mais afetiva e menos tecnocrata, possibilitando aproximações, trocas, solidariedades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

FORTUNATO, Ivan; CATUNDA, Marta; REIGOTA, Marcos. VOZES E MEMÓRIA NO/DO COTIDIANO ESCOLAR: PRIMEIRO DIA DE ESCOLA DE FUTUROS PROFESSORES. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 15, n. 2, 2014. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/1799. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Secção

Artigos