O ingressante ao Curso de Pedagogia da UFGD: análise exploratória de convergências para a educação básica
Abstract
O presente trabalho objetiva analisar as características dos estudantes que ingressam ao Curso de Pedagogia da UFGD, com vistas a explicitar a convergência do perfil deste estudante com as características do docente esperado para a educação básica. Como metodologia, além de estudos bibliográficos, aplicaram-se questionários aos alunos no curso. A partir dos dados analisados pode-se observar que o Curso de Pedagogia da UFGD se constitui como uma carreira atrativa para os jovens da classe trabalhadora, egressa do ensino médio público. Por outro lado, pode-se observar que, o ingressante ao Curso de pedagogia, não estabelece convergências diretas com o perfil desejado ao professor da educação básica, o que potencializa reflexões sobre o currículo dos Cursos que formam professores para as séries iniciais do ensino fundamental, particularmente, neste caso, o da UFGD.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .