O ingressante ao Curso de Pedagogia da UFGD: análise exploratória de convergências para a educação básica

Autores

  • Mary Ane de Souza
  • Giselle Cristina Martins Real

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar as características dos estudantes que ingressam ao Curso de Pedagogia da UFGD, com vistas a explicitar a convergência do perfil deste estudante com as características do docente esperado para a educação básica. Como metodologia, além de estudos bibliográficos, aplicaram-se questionários aos alunos no curso. A partir dos dados analisados pode-se observar que o Curso de Pedagogia da UFGD se constitui como uma carreira atrativa para os jovens da classe trabalhadora, egressa do ensino médio público. Por outro lado, pode-se observar que, o ingressante ao Curso de pedagogia, não estabelece convergências diretas com o perfil desejado ao professor da educação básica, o que potencializa reflexões sobre o currículo dos Cursos que formam professores para as séries iniciais do ensino fundamental, particularmente, neste caso, o da UFGD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

SOUZA, Mary Ane de; REAL, Giselle Cristina Martins. O ingressante ao Curso de Pedagogia da UFGD: análise exploratória de convergências para a educação básica. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 16, n. 1, 2014. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/1961. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Secção

Artigos