EDUCAÇÃO E PRÁTICAS DISCIPLINARES NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES
Abstract
O artigo propõe identificar a inserção na escola dos mecanismos disciplinares, a partir de componentes como: vigilância, distribuição e interdição dos espaços; estrutura da sala de aula; organização dos horários; controle do ir e vir; atuação dos inspetores de alunos e bedéis, e analisar a atuação e arbitrariedade do aparato disciplinador no cotidiano escolar e suas manifestações mais frequentes. Baseia-se nos escritos de Foucault, sua teoria de “corpos dóceis” e sociedade disciplinar. A pesquisa empírica se fez utilizando técnicas de entrevista oral e individual com diretores, professores, inspetores, pais e alunos de uma escola particular e entrevista com professores de uma escola pública, pela técnica de grupo focal. O diálogo entre teoria e prática constata que os recursos disciplinares são cada vez mais sutis e tomam o corpo social quase em totalidade e generalidade, e constata, ainda, que os mecanismos disciplinares usados pela escola não impedem as ações que burlam o disciplinamento.Downloads
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