EDUCAÇÃO E PRÁTICAS DISCIPLINARES NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES
Resumen
O artigo propõe identificar a inserção na escola dos mecanismos disciplinares, a partir de componentes como: vigilância, distribuição e interdição dos espaços; estrutura da sala de aula; organização dos horários; controle do ir e vir; atuação dos inspetores de alunos e bedéis, e analisar a atuação e arbitrariedade do aparato disciplinador no cotidiano escolar e suas manifestações mais frequentes. Baseia-se nos escritos de Foucault, sua teoria de “corpos dóceis” e sociedade disciplinar. A pesquisa empírica se fez utilizando técnicas de entrevista oral e individual com diretores, professores, inspetores, pais e alunos de uma escola particular e entrevista com professores de uma escola pública, pela técnica de grupo focal. O diálogo entre teoria e prática constata que os recursos disciplinares são cada vez mais sutis e tomam o corpo social quase em totalidade e generalidade, e constata, ainda, que os mecanismos disciplinares usados pela escola não impedem as ações que burlam o disciplinamento.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .