EDUCAÇÃO E PRÁTICAS DISCIPLINARES NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES

Autores/as

  • Claudia Rennó UNISO
  • Vania Regina Boschetti

Resumen

O artigo propõe identificar a inserção na escola dos mecanismos disciplinares, a partir de componentes como: vigilância, distribuição e interdição dos espaços; estrutura da sala de aula; organização dos horários; controle do ir e vir; atuação dos inspetores de alunos e bedéis, e analisar a atuação e arbitrariedade do aparato disciplinador no cotidiano escolar e suas manifestações mais frequentes. Baseia-se nos escritos de Foucault, sua teoria de “corpos dóceis” e sociedade disciplinar. A pesquisa empírica se fez utilizando técnicas de entrevista oral e individual com diretores, professores, inspetores, pais e alunos de uma escola particular e entrevista com professores de uma escola pública, pela técnica de grupo focal. O diálogo entre teoria e prática constata que os recursos disciplinares são cada vez mais sutis e tomam o corpo social quase em totalidade e generalidade, e constata, ainda, que os mecanismos disciplinares usados pela escola não impedem as ações que burlam o disciplinamento.

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Publicado

2011-02-04

Cómo citar

RENNÓ, Claudia; BOSCHETTI, Vania Regina. EDUCAÇÃO E PRÁTICAS DISCIPLINARES NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 12, n. 2, 2011. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/198. Acesso em: 6 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos