Domestic economy:

uma perspectiva a partir de manuais escolares

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n2p481-502

Abstract

Analisar os conhecimentos propostos pela disciplina escolar Economia Doméstica por meio das obras Noções de Economia Doméstica (1946), de Isabel Serrano, e Economia Doméstica (1957), de Marina Souza, constitui o objetivo do artigo. Para tanto, utilizou-se como fontes, as obras mencionadas, as legislações e o programa oficial de ensino secundário, norteando a pesquisa pelos conceitos de disciplina escolar e livro didático. Verificou-se que os saberes da Economia Doméstica não incluíam exclusivamente orientações e regras para a boa mãe, dona de casa e esposa, mas geravam conhecimentos científicos, principalmente ligados à área da Biologia, Psicologia e Sociologia.

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Author Biographies

Eva Maria Siqueira Alves, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professora Titular Voluntária da Universidade Federal de Sergipe.

Sayonara do Espírito Santo Almeida, Universidade Federal de Sergipe

PhD student and Master in Education from the Federal University of Sergipe. Post-graduation in Didactics and Methodology of Higher Education. Graduated in History. Member of the Research Group on School Disciplines: History, Teaching and Learning (DEHEA / UFS / CNPq).

Published

2019-08-30

How to Cite

ALVES, Eva Maria Siqueira; ALMEIDA, Sayonara do Espírito Santo. Domestic economy:: uma perspectiva a partir de manuais escolares. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, 2019. DOI: 10.22483/2177-5796.2019v21n2p481-502. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/3374. Acesso em: 19 dec. 2024.

Issue

Section

Dossiê - Dimensões socio-histórico-culturais da educação escolar