Economia doméstica:

uma perspectiva a partir de manuais escolares

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n2p481-502

Resumen

Analisar os conhecimentos propostos pela disciplina escolar Economia Doméstica por meio das obras Noções de Economia Doméstica (1946), de Isabel Serrano, e Economia Doméstica (1957), de Marina Souza, constitui o objetivo do artigo. Para tanto, utilizou-se como fontes, as obras mencionadas, as legislações e o programa oficial de ensino secundário, norteando a pesquisa pelos conceitos de disciplina escolar e livro didático. Verificou-se que os saberes da Economia Doméstica não incluíam exclusivamente orientações e regras para a boa mãe, dona de casa e esposa, mas geravam conhecimentos científicos, principalmente ligados à área da Biologia, Psicologia e Sociologia.

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Biografía del autor/a

Eva Maria Siqueira Alves, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professora Titular Voluntária da Universidade Federal de Sergipe.

Sayonara do Espírito Santo Almeida, Universidade Federal de Sergipe

PhD estudiante y Master en Educación de la Universidad Federal de Sergipe. Post-graduación en Didactics and Methodology of Higher Education. Graduado en Historia. (En el caso de las mujeres).

Publicado

2019-08-30

Cómo citar

ALVES, Eva Maria Siqueira; ALMEIDA, Sayonara do Espírito Santo. Economia doméstica:: uma perspectiva a partir de manuais escolares. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, 2019. DOI: 10.22483/2177-5796.2019v21n2p481-502. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/3374. Acesso em: 9 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê - Dimensões socio-histórico-culturais da educação escolar