Unarchiving a school film club
first experimentations with archive cinema
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n1p83-111Keywords:
Archive cinema, Child education, ExperimentationAbstract
This text is crossed by beginnings. It is the first collaborative writing experience of a kindergarten teacher and a university professor. It outlines our first encounters with the practices and readings about archive cinema. It has the freshness of the narrative and the enchantment of the concepts of file-disposal and film-filming. Precisely for being full of beginnings this text is pure becoming, an opening to uncertain destinations. In its paragraphs, amongst reflections on pedagogical documentation and archives, ethical and aesthetic issues emerge from working with cinema amid early childhood, as well as the collaborative work of teachers who discover another childhood when engaging in another universe of signs: the language of cinema.
Downloads
References
AGUIAR, Carolina Amaral de. Cinema e história: documentário de arquivo como lugar de memória. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 31, n. 62, p. 235-250, jul./dez. 2011.
AMARAL, Sandra; MELO, Rozeli. Fios tramados ao acaso. Campinas, abril 2019. 1 vídeo (9:57 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_0KEVQ8MSF4 Acesso em: 23 nov. 2020.
AZEVEDO, Ana Luiza; FURTADO, Jorge. Barbosa. Brasil, 1988. 1 vídeo (12 min). Disponível em: https://portacurtas.org.br/filme/?name=barbosa. Acesso em: 23 nov. 2020.
BROTHMAN, Brian. Ordens de valor: questionando os termos teóricos da prática arquivística. In: HEYMANN, Luciana; NEDEL, Letícia (org.). Pensar os arquivos: uma antologia. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2018.
DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan. Documentação pedagógica: uma prática para a reflexão e para a democracia. In: DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Artmed. 2003. p. 189-207.
DELIGNY, Fernand. La cámara instrumento pedagógico (1955). In: DELIGNY, Fernand. Permitir trazar ver. Barcelona: Museu d’Art Contemporani de Barcelona, 2009. p. 28-33.
EDUCAÇÃO CONECTADA. Programa cinema e educação: a experiência do cinema na escola de educação básica. Campinas: Prefeitura municipal de Campinas, 2017a. Disponível em: http://educacaoconectada.campinas.sp.gov.br/programa-cinema-educacao/. Acesso em: 23 nov. 2020.
EDUCAÇÃO CONECTADA. Programa cinema e educação: a experiência do cinema na escola de educação básica. Campinas: Prefeitura municipal de Campinas, 2017b. Disponível em: http://educacaoconectada.campinas.sp.gov.br/programa-cinema-educacao/acervo/ Acesso em: 23 nov. 2020.
FRANÇA, Andréa; ANDUEZA, Nicholas. Passeio público. Rio de Janeiro, julho 2016. 1 vídeo (14:39 min). Disponível em: https://vimeo.com/176409696#at=5. Acesso em: 23 nov. 2020.
FURTADO, Jorge. Oscar Boz - documentário. Direção de Jorge Furtado, Porto Alegre, agosto 2003. 1 vídeo (11:45 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EVodV7ZwzgI. Acesso em: 23 nov. 2020.
GONTIJO, Flávia Lamounier. Documentação pedagógica como instrumento de reflexão e produção docente na educação infantil. Paidéia rev. do cur. de ped. da Fac. de Ci. Hum., Soc. e da Saú. da Fumec, Belo Horizonte, v. 8, n. 10, p. 119-134, jan./jun. 2011.
HEYMANN, Luciana; NEDEL, Letícia (org.). Pensar os arquivos: uma antologia. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2018.
KETELAAR, Eric. (Des)construir o arquivo. In: HEYMANN, Luciana; NEDEL, Letícia. (org.). Pensar os arquivos: uma antologia. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2018. p. 193-206.
MARTINS, Andréa França; ANDUEZA, Nicholas. Presente que irrompe: fotogenia e montagem. Revista Eco Pós, Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, p. 145-160, maio/ago. 2017.
MARTINS, Andréa França; ANDUEZA, Nicholas. O cinema de arquivo e a (des)pedagogia das sensibilidades uma imersão em outros espaços e tempos. Acervo - Revista do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v. 32, n. 3, p. 64-77, set./dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/121019. Acesso em: 23 nov. 2020.
MELO, Suely Amaral; BARBOSA, Maria Carmen Silveira; FARIA, Ana Lúcia Goulart (org.). Documentação pedagógica: teoria e prática. São Carlos: Pedro e João Editores, 2020.
MIGLIORIN, Cézar; PIPANO, Isaac. Para uma crítica dos filmes feitos na escola. In: MIGLIORIN, Cézar; PIPANO, Isaac. Cinema de brincar. Belo Horizonte: Relicário, 2019. p. 57-66.
NORTON, Maíra. Entrevista com Adriana Fresquet. Revista Poiésis, Rio de Janeiro, n. 19, p. 63-73, jul. 2012.
OLIVEIRA, Wanessa. Brigadeiro. Campinas, julho 2020a. 1 vídeo (2:31 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=koOXKwfaYLg. Acesso em: 23 nov. 2020.
OLIVEIRA, Wanessa. Curioso. Campinas, julho 2020b. 1 vídeo (1:27 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Bf34L0jZD2Y. Acesso em: 23 nov. 2020.
OLIVEIRA, Wanessa. Despedida. Brasil, 2020c. 1 vídeo (2:07 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RQYBMPxovUw. Acesso em: 23 nov. 2020.
PINAZZA, Mônica Appezzato; FOCHI, Paulo Sérgio. Documentação pedagógica: observar, registrar e (re) criar significados. Revista Linhas, Florianópolis, v. 19, n. 40, p. 184-199, maio/ago, 2018.
TOGNETTI, Gloria. A documentação como instrumento para dar valor às relações entre as crianças pequenininhas nas experiências quotidianas compartilhadas na creche. In: MELO, Suely Amaral; BARBOSA, Maria Carmen Silveira; FARIA, Ana Lúcia Goulart. (org.). Documentação pedagógica: teoria e prática. São Carlos: Pedro e João Editores, 2020.
VILELA, Ana. Promete - Clipe Oficial. São Paulo: Som livre, outubro 2017. 1 vídeo (3:11 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YbnEhG7tg2g. Acesso em: 23 nov. 2020.
YOUTUBE. CEI Regente Feijó e CEI Cha IL Sun. Brasil: Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCrSABemrU4n_HGEH4fDvK3A/videos. Acesso em: 23 nov. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .