UMA ABORDAGEM CRÍTICA DISCURSIVA SOBRE PENSAMENTO ATIVISTA NO TWITTER – O CASO #SOSUES PI
Abstract
A presente pesquisa objetiva verificar e analisar a utilização do Twitter na difusão de movimentos ativistas, mais especificamente o movimento realizado em prol da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), conhecido como “#SOSUESPI”. A base teórica é constituída por Fairclough (2001) que estuda o discurso como uma prática em que os indivíduos agem sobre o mundo e sobre os outros. O corpus é constituído por dez postagens dentre as colhidas entre os dias 29/03/2011 e 30/03/2011 contendo as hashtags #UESPI e #SOSUESPI, obtidas a partir do sistema de busca do microblog. Selecionamos também uma notícia do portal G1, já que muitos tweets se referem a notícias desse site. Verificamos, então, que o Twitter tanto encoraja os indivíduos a compartilharem seu pensamento como favorece a difusão de pensamento. Constatou-se também que a ação do discurso sobre os outros e o mundo é uma constante, visto que, nas postagens, explícita ou implicitamente havia um apelo para o espectador “apoiar a causa” e, ao se observar o volume de postagens, verifica-se a mobilização de muitos tuiteiros partilhando o mesmo pensamento ativista.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .