UMA ABORDAGEM CRÍTICA DISCURSIVA SOBRE PENSAMENTO ATIVISTA NO TWITTER – O CASO #SOSUES PI

Authors

  • Bruno Diego de Resende Castro Universidade Federal do Piauí

Abstract

A presente pesquisa objetiva verificar e analisar a utilização do Twitter na difusão de movimentos ativistas, mais especificamente o movimento realizado em prol da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), conhecido como “#SOSUESPI”. A base teórica é constituída por Fairclough (2001) que estuda o discurso como uma prática em que os indivíduos agem sobre o mundo e sobre os outros. O corpus é constituído por dez postagens dentre as colhidas entre os dias 29/03/2011 e 30/03/2011 contendo as hashtags #UESPI e #SOSUESPI, obtidas a partir do sistema de busca do microblog. Selecionamos também uma notícia do portal G1, já que muitos tweets se referem a notícias desse site. Verificamos, então, que o Twitter tanto encoraja os indivíduos a compartilharem seu pensamento como favorece a difusão de pensamento. Constatou-se também que a ação do discurso sobre os outros e o mundo é uma constante, visto que, nas postagens, explícita ou implicitamente havia um apelo para o espectador “apoiar a causa” e, ao se observar o volume de postagens, verifica-se a mobilização de muitos tuiteiros partilhando o mesmo pensamento ativista.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Bruno Diego de Resende Castro, Universidade Federal do Piauí

Mestrando em Letras pela Universidade Federal do Piauí. Bolsista REUNI/PROCAD. Integrante do Grupo de Pesquisa em Texto, Gênero e Discurso Cataphora.

How to Cite

DE RESENDE CASTRO, Bruno Diego. UMA ABORDAGEM CRÍTICA DISCURSIVA SOBRE PENSAMENTO ATIVISTA NO TWITTER – O CASO #SOSUES PI. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 14, n. 1, 2012. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/786. Acesso em: 6 nov. 2024.